Quarta-feira, 24 de maio de 2017

Horário:08:00-12:00

Mini-Curso 1-Saúde mental: reflexões sobre as intervenções medicalizantes e desmedicalizantes

Resumo:

  • O minicurso traz a temática da medicalização e desmedicalização no campo da saúde mental, diante dos avanços de evidências sobre essa problemática. Para isso propõe desenvolver um debate sobre os principais conceitos da psicopatologia, da psicofarmacologia, da atenção psicossocial, da saúde mental, da medicalização e da desmedicalização, todos esses conceitos são norteados pela reforma psiquiátrica no campo da atenção psicossocial. Além disso, propõe ampliar a reflexão sobre as estratégias de intervenção em saúde mental e suas abordagens terapêuticas. Metodologia: Oficina e uso da exposição dialogada.

Palestrantes:

Mini-Curso 2-Ferramentas e técnicas de Biologia Molecular: do diagnóstico clínico ao desenvolvimento de fármacos

Resumo:

  • O termo “Biologia Molecular” foi criado a partir de 1930 para agrupar os estudos das estruturas dos ácidos nucleicos (DNA e RNA), suas biossínteses e como as informações contidas nessas moléculas são convertidas em proteínas com funções específicas. No entanto, somente a partir da década de 1970, essa área de estudo começou a deixar de ser somente uma ciência básica (como funciona?) e passou a ter maior aplicabilidade (para que pode servir?). Isso foi possível com a descoberta de ferramentas que facilitaram manipular o DNA e RNA, tais como as enzimas de restrição e de modificações (e. g., transcriptase reversa). Ademais, o desenvolvimento de técnicas como a reação da polimerase em cadeia (PCR) permitiu amplificar frações dos ácidos nucleicos a partir de quantidades mínimas. Mais recentemente, os consórcios de sequencimento dos genomas de várias espécies, incluindo o Projeto Genoma Humano, têm anotado e depositado as sequências gênicas dessas várias espécies em bancos de dados e contribuído, assim, para diversos estudos básicos e aplicados. Neste minicurso, serão apresentadas ferramentas e técnicas selecionadas de Biologia Molecular que possuem aplicações desde o diagnóstico clínico até o desenvolvimento de fármacos, incluindo moléculas orgânicas (metabólitos secundários) e biomoléculas (DNA, RNA e derivados). Objetivos: oferecer noções teóricas sobre algumas ferramentas e técnicas de biologia molecular; exemplificar diferentes usos dessas ferramentas e técnicas. Público-alvo: estudantes de graduação, de pós-graduação e profissionais da área de saúde (farmacêuticos, biomédicos, etc.). Metodologia: exposição teórica com auxílio de recursos audiovisuais (exemplo: projetor multimídia).

Palestrantes:

Mini-Curso 3-Nanotecnologia

Resumo:

  • O minicurso abordará o histórico e aplicações da Nanotecnologia. Cientificamente, a Nanotecnologia é empregada para descrever materiais, dispositivos e sistemas com estruturas e componentes, exibindo novas e/ou melhorando significativamente propriedades físicas, químicas e biológicas. Na área biomédica, estes materiais apresentam propriedades únicas em nanoescala de 1 a 100 nanômetros (nm). As aplicações da Nanotecnologia concentram-se em três principais áreas: nanomateriais, nanoeletrônica e nanobiotecnologia, ramificando-se para subáreas de materiais, eletrônica, meio ambiente, metrologia, energia, segurança, robótica, cuidados em saúde, tecnologia da informação, biomimética, produtos farmacêuticos, artefatos em geral, agricultura, construção civil, transporte, processamento de alimentos, entre outras. Com relação aos desafios da Nanotecnologia para favorecer a entrega ou endereçamento de drogas/fármacos de maneira seletiva e eficiente, problemas como a baixa biodisponibilidade de moléculas, sua instabilidade química, solubilidade, absorção intestinal, entre outros, constituem grande entrave à eficácia terapêutica, levando ao aparecimento muitas vezes de efeitos colaterais ou adversos e flutuações nos níveis plasmáticos de drogas (abaixo da faixa terapêutica ou acima, gerando níveis tóxicos). Novos métodos de entrega de drogas utilizando a nanotecnologia permitem às empresas farmacêuticas reformularem fármacos existentes no mercado, ampliando suas aplicações terapêuticas, melhorando a eficácia clínica, segurança e aceitabilidade pelo paciente. Serão tratados os aspectos de mercado da Nanotecnologia. Atualmente existem mais de 300 produtos que utilizam nanopartículas bactericidas/antifúngicas, com aplicação em revestimentos, geladeiras, máquinas de lavar, secadores de cabelo, lenços umedecidos, revestimentos de parede, tecidos etc. A metodologia do curso a ser empregada será baseada na exposição teórica dialogada com auxílio de videos educativos.

Palestrante:

Mini-Curso 4-Fitocosméticos

Resumo:

  • Temas a serem abordados:

  • Definição
    Histórico
    Impacto na Economia Nacional e Mundial
    Desenvolvimento de Produtos Fitocosméticos
    Produtos com ativos vegetais, cosméticos orgânicos, naturais e vegano
    Sugestões de Ativos/Fórmulas
    Legislação
    Metodologia:
    O minicurso será ministrado de forma dinâmica e interativa com os participantes, e, serão utilizados o Data show, computador para apresentação de slides e vídeos demonstrativos.

Palestrantes:

Horário:14:00-18:00

Mini-Curso 5-Erros de Medicação: Estratégias de Prevenção

Resumo:

  • Estratégias para prevenção de erros de medicação baseadas nas ações previstas pelo Desafio Global para Segurança do Paciente lançado em março de 2017 pela Organização Mundial de Saúde. Estas ações serão focadas em quatro áreas: pacientes; profissionais de saúde; medicamentos como produtos e sistemas e práticas de medicação e o curso abordará os temas a seguir considerando o foco de ação proposto pela OMS neste Desafio Global de 2017 que possui como tema “O Uso Seguro de Medicamentos”.
    Serão abordados os seguintes pontos no mini curso: informações do paciente; informações sobre medicamentos; rotulagem, embalagem e nomenclatura; armazenamento de medicamentos; sistemas de distribuição; fatores ambientais; educação do paciente e dos profissionais de saúde. Panorama da segurança do paciente; abordagem dos erros de medicação; cultura justa e cultura de segurança; manejo de erro humano e comportamento de risco; processo de disclosure de erros; causas de erros de medicação e os três princípios básicos de segurança com ênfase em medicamentos potencialmente perigosos.

Palestrante:

Mini-Curso 6-Gestão Estratégica de Consultório Farmacêutico

Resumo:

    * Legislação e questões éticas envolvendo o cuidado farmacêutico
    * Serviços clínicos
    * Formação de preços dos serviços farmacêuticos
    * plano de negócios
    * planejamento estratégico
    * comunicação com prescritores
    * engajamento da equipe
    * definição e gerenciamento de indicadores de gestão
    Metodologia:
    * World coffee
    * story telling
    * vídeos

Palestrante:

  1. Silva, R. C.
    Roberto Canquerini da Silva
    Conselho Federal de Farmácia - DF
    E-mail: [email protected]
    Currículo Lattes
  2. Mini-Curso 7-Metanálise de estudos observacionais em farmacoepidemiologia

    Resumo:

    O curso apresentará os conceitos e as técnicas básicas utilizadas em metanálise. Estruturação da pergunta de pesquisa, estratégia de busca, elaboração do banco de dados e seleção dos estudos, extração dos dados, avaliação crítica dos estudos incluídos, medidas combinadas (modelos de efeito fixo e de efeitos aleatórios), avaliação da heterogeneidade e de vieses de publicação e de idioma.

    Palestrante:

Horário:19:00-21:00

Conferência de Abertura:

Nanotecnologia farmacêutica: de onde viemos, onde estamos e para onde vamos?

Palestrante:

Quinta-feira, 25 de maio de 2017

Horário:09:00 - 11:00

Mesa Redonda 1-A área de farmácia no sistema nacional de pós-graduação

Palestrantes:

  • Leal, L. K. A. M.
    Luzia Kalyne Almeida Moreira Leal
    UFC-CE
    E-mail: [email protected]
    Currículo Lattes
  • Coordenação

    Horário:13:30 - 14:15

    Palestra 1-"Creating clinically meaningful data integration for patient focused management of drug allergy and ADRs". The three pillars of wisdom.

    Palestrante:

    Coordenação:

    Horário:14:30 - 16:00

    Mesa Redonda 2-Hipersensibilidade a fármacos

    Palestrantes:

    • Reações imediatas a antibióticos β-lactâmicos
    • Malaman, M. F.
      Maria Fernanda Malaman
      Universidade Tiradentes- SE
      E-mail: [email protected]
      Currículo Lattes
    • Experiência exitosa em um serviço pediátrico de alergia a fármacos
    • Ferreira, J. F. S.
      Janaira Fernandes Severo Ferreira
      Hospital Albert Sabin - CE
      E-mail: [email protected]
    • Mecanismos imunológicos da alergia a fármacos
    • Nagao-Dias, A. T Aparecida Tiemi Nagao-Dias
      UFC- CE
      E-mail: [email protected]
      Currículo Lattes

    Coordenação:

    Sexta-feira, 26 de maio de 2017

    Horário:08:30 - 10:30

    Mesa Redonda 3-Plantas medicinais do Norte e Nordeste como fonte de fármacos

    Palestrantes:

    • Plantas medicinais da Amazônia: potencial biológico
    • Lapa, A. J.
      Antônio José Lapa
      UEA – AM
      E-mail: [email protected]
      Currículo Lattes
    • Constituintes químicos de plantas medicinais do Vale do São Francisco - Juazeiro - BA
    • Almeida, J. R. G. S
      Jackson Roberto Guedes da Silva Almeida
      UNIVASF - BA
      E-mail: [email protected]
      Currículo Lattes
    • Plantas medicinais da caatinga com potencial anti-inflamatório e neuroprotetor
    • Viana, G. S. B
      Glauce Socorro de Barros Viana
      UFC - CE e FMJ - CE
      E-mail: [email protected]
      Currículo Lattes
    • Aplicações e impactos da modificação estrutural em moléculas bioativas oriundas da Amazônia
    • Borges, R. S. Rosivaldo dos Santos Borges
      UFPA - PA
      E-mail: [email protected]
      Currículo Lattes

    Coordenação:

    Horário:13:30 - 15:30

    Mesa Redonda 4-Doenças negligenciadas: perspectivas, inovações e desafios

    Palestrantes:

    • Desenvolvimento de fármacos para doenças negligenciadas
    • Batista, C.
      Carolina Batista
      DNDi - RJ
      • Leishmanioses: o que já sabemos e os desafios que ainda persistem
      • Teixeira, M. J
        Maria Jania Teixeira
        UFC-CE
        Currículo Lattes
      • Desafios e perspectivas para a eliminação da Hanseníase no Brasil
      • Ramos Júnior, A. N.
        Alberto Novaes Ramos Júnior
        UFC-CE
        E-mail: [email protected]
        Currículo Lattes
      • Serviço de atenção farmacêutica aos portadores de Doença de Chagas no Ceará
      • Oliveira, M. F.
        Maria de Fátima Oliveira
        UFC-CE
        E-mail: [email protected]
        Currículo Lattes

      Coordenação:

      Horário:15:45 - 16:15

      Palestra 2-Dengue, Zika e Chikungunya: epidemiologia, clínica e tratamento

      Palestrante

      Coordenação: