Apresentação:

Como temos sucessivamente vindo a afirmar, os Estudos Curriculares, enquanto área de saber que surge na confluência de distintas abordagens epistemológicas, encontram nos Colóquios sobre Questões Curriculares espaços de enriquecimento e/ou aprofundamento teórico e um conjunto de estímulos para o desenvolvimento de percursos investigativos que contribuam para continuar a problematizar e contextualizar o conhecimento e para olhar criticamente a sociedade e a cultura. São esses também os principais propósitos do III Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares.

O Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares teve a sua origem nos Colóquios Luso-Brasileiros Sobre Questões Curriculares, idealizados pelo Prof. José Augusto Brito Pacheco e Prof. António Flávio Barbosa Moreira, realizados alternadamente entre Brasil e Portugal.

Após a sua consolidação, a articulação com pesquisadores da região lusófona apontou para a necessidade de o evento incorporar, também, os debates curriculares desenvolvidos nos países de língua portuguesa de toda a África. Desse modo, desde 2014, o Colóquio passou a designar-se Luso-Afro-Brasileiro. O I Colóquio realizou-se em 2014, na Universidade do Minho, em Braga – Portugal, com tema “Currículo na Contemporaneidade: internacionalização e contextos locais”.

Na segunda edição do colóquio, em 2016, na Universidade Federal de Pernambuco, em Recife – Brasil, o principal tema foi “Currículo: entre o comum e o singular”.

A terceira edição – III Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares – realizou-se em 2017, na Cidade de Praia – Cabo Verde (África), tendo como instituição organizadora a Universidade de Cabo Verde e como tema central do evento “Educação, Formação e Crioulidade”.

A equipa organizadora do evento, apresenta, nesta publicação os textos completos dos mais de 190 trabalhos socializados em Cabo Verde.

A produção visibilizada aqui permite compreender os principais dilemas e tensões atuais do campo dos estudos curriculares no contexto dos países lusófonos.

António Flávio Moreira
José Augusto Pacheco
(Presidentes)

Geovana Mendonça Lunardi Mendes
José Carlos Morgado
Joana Sousa
Arlindo Vieira
Márcio Azevedo
Isabel Carvalho Viana
(Organizadores)

Trabalhos por Eixo Temático