A Prática Pedagógica na Formação Inicial de Professores na Universidade da Madeira: A Construção Contextualizada do Currículo

#60538

A Prática Pedagógica na Formação Inicial de Professores na Universidade da Madeira: A Construção Contextualizada do Currículo

Categoria da apresentação

Oral

Eixo Temático
6. Currículo, Trabalho e Formação Docente
Palavras chave
  • formação inicial de professores
  • Prática pedagógica
  • CURRÍCULO
  • Identidade

Pretendemos com esta comunicação caracterizar as problemáticas, elencadas nos projectos de investigação-acção de dezoito estudantes finalistas no ano lectivo 2015-2016, futuros professores e educadores, e reflectir a sua implicação nos processos de desenvolvimento da prática pedagógica sustentada pelas dimensões explícita e implícita do currículo.
Fizemos uma pesquisa qualitativa através da análise de conteúdo aos relatórios de estágio e foi-nos possível concluir que as problemáticas se integram nas componentes da formação pessoal e social e da expressão e comunicação.
Torna-se evidente a construção contextualizada do currículo pois propicia aos estudantes a realização de um trabalho reflexivo sobre identidade, diferença, subjectividade e cultura. Assim as aprendizagens desenvolvidas na prática pedagógica ganham significado no curso de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Universidade da Madeira.