vol. 1 - 2015

O Simpósio Nacional de Bioprocessos (SINAFERM) é um tradicional evento bianual que reúne profissionais com diferentes formações e que atuam nas várias etapas dos bioprocessos. Em 2015 o evento chega a sua 20ª edição.

Ao promover a apresentação dos últimos avanços de pesquisas realizadas nas Universidades, Institutos de Pesquisa e Empresas, esse evento promove interações entre ciência e tecnologia na área de bioprocessos, mostrando as diferentes perspectivas na abordagem dos problemas da área e qualificando-a no que se refere a competência científica e tecnológica. O SINAFERM contribui assim para divulgação dos avanços científicos e tecnológicos em bioprocessos no país e no mundo, estimulando o o avanço da inovação em área estratégica do conhecimento.

O evento tem por objetivo estimular o surgimento de novas propostas e abordagens para o avanço da biotecnologia industrial, promover o intercâmbio de técnicas entre pesquisadores de instituições de pesquisa e empresas, e fomentar novas colaborações entre cientistas, professores, alunos e profissionais que trabalham com bioprocessos no Brasil e pesquisadores de instituições internacionais. As mesmas premissas aplicam-se ao XI Seminário de Hidrólise Enzimática de Biomassas, que enfoca os bioprocessos com ênfase na utilização de biomassas, e que foi incorporado ao SINAFERM em 2013.

A organização do congresso pela Universidade Federal do Ceará (UFC) através do Departamento de Tecnologia de Alimentos e do Departamento de Engenharia Química, contando também com a colaboração do Departamento de Engenharia Química da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Departamento de Morfologia e Fisiologia Animal da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Departamento de Antibióticos da Universidade Federal de Pernambuco e da Universidade de Tiradentes (UNIT) foi viabilizada pelo apoio da Associação Brasileira de Engenharia Química (ABEQ) e da Pinhal Turismo, além dos patrocinadores e expositores do evento.

A realização do evento na região Nordeste foi viabilizada pela fixação de recursos humanos de alto nível e expansão dos cursos de pós-graduação na Região Nordeste, destacando-se a criação da Rede Nordeste de Biotecnologia (RENORBIO). Apesar das dificuldades e dos entraves que vivenciamos face a política de restrição orçamentária imposta aos setores de educação, ciência e tecnologia, a comissão organizadora se desdobrou para oferecer aos senhores congressistas um evento de qualidade onde foram apresentados e discutidos os principais avanços da área de bioprocessos.

Apesar de todas as dificuldades, é com grande satisfação que assino o prefácio dos anais do XX SINAFERM – XI SHEB 2015.

Profª. Drª. Sueli Rodrigues
Presidente do Congresso

Trabalhos por Eixo Temático