O IV Congresso Nacional dos Grupos PET de Engenharia Civil aconteceu entre os dias 28 e 30 de abril de 2017, na cidade de Fortaleza. O grupo PET Engenharia Civil da Universidade Federal do Ceará foi o anfitrião e o evento contou com a participação de 14 grupos PET Civil de todo o Brasil. O evento teve como tema “PET Civil: filosofia, ação e legado” e abordou o Programa de Educação Tutorial e a execução da sua tríade: ensino, pesquisa e extensão, no âmbito da engenharia civil. Fomentou-se a discussão entre os diferentes grupos participantes, a fim de compartilhar de que maneira ocorre a consolidação das suas vertentes, além de analisar a forma que o programa modifica a sociedade, direta ou indiretamente.
O Congresso evidenciou o PET como agente transformador da universidade e do meio externo, tratando dos fatores que auxiliam nessa missão, principalmente o empreendedorismo e suas consequências (desafios e inovações). Ficou explícito aos participantes o legado do PET Civil para a sociedade.
Divididos em 3 eixos temáticos, baseados na tríade do Programa de Educação Tutorial, os trabalhos acadêmicos apresentados pelos petianos tiveram como foco a pesquisa, o ensino e a extensão. Por meio de apresentações orais, pode-se explicitar alguns resultados gerados pelos grupos PET participantes ao longo do ano.
Esse congresso tem se caracterizado como uma grande oportunidade para fortalecer o Programa de Educação Tutorial de Engenharia Civil e vêm conquistando cada vez mais força no calendário anual dos petianos de engenharia civil.

Trabalhos por Eixo Temático