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A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A VISÃO DAS MONITORAS

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Resumo: Este artigo pretende analisar a concepção de organização do trabalho pedagógico na Educação Infantil das monitoras de uma creche conveniada do município de Vitória da Conquista – Bahia, que trabalham com crianças na faixa etária de dois e três anos, enfocando o planejamento, a cidadania infantil e o trabalho com a identidade pessoal na Educação Infantil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa. Foram entrevistadas três monitoras, utilizando-se a entrevista semiestruturada. A análise dos dados da pesquisa se deu por meio da Análise do Conteúdo. Os resultados obtidos apontaram para a necessidade de refletir sobre o compromisso político de educar na primeira infância, reconhecendo a cidadania infantil e garantindo a todas as crianças uma Educação Infantil de qualidade, através de um planejamento que as valorize e considere as especificidades do seu desenvolvimento, atentando para a importância desta etapa para a construção da identidade pessoal das mesmas, em busca da promoção da sua subjetividade.