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TAREFAS PARA O ENSINO DE CÁLCULO POR MEIO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS: UM ESTUDO

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Neste artigo apresentamos uma discussão teórica de uma pesquisa de natureza qualitativa na qual desenvolvemos tarefas matemáticas para aulas de Cálculo Diferencial e Integral (CDI), especificamente, referente a problemas de otimização por meio do uso de derivadas de funções de uma variável real. Para tanto, realizou-se uma compilação de problemas de otimização retirados de livros de cálculo, uma readaptação das tarefas por meio do software GeoGebra, e uma discussão de possíveis enunciações. Elaborar, implementar, readaptar tarefas é um dos objetivos de um projeto de pesquisa que investiga um ambiente educacional para o CDI em condições reais de ensino?, submetido e aprovado no Edital Universal 14/2014 do CNPq. Os pressupostos de ensino e de aprendizagem considerados fundamentam-se na Educação Matemática Realística (RME) e defende-se a organização de ambientes de aprendizagem pautados em episódios de resolução de problemas. Para além de tarefas que demandam dos alunos competências de reprodução e memorização, buscou-se desenvolver tarefas que demandam a reflexão e que sejam flexíveis, significativas e informativas e que utilizem recursos tecnológicos.