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ESTRATÉGIAS DE SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO SUPERIOR: UMA INTERVENÇÃO INTERDISCIPLINAR

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Direcionar atitudes pró-sociais e pró-ambientais são fundamentais para a transformação socioambiental necessária para a sustentabilidade. Dessa maneira a educação ambiental é uma prática transversal que incide para tais condutas. Objetivou-se apresentar um relato de experiência em educação ambiental aplicada ao meio universitário. Após uma revisão da literatura sobre práticas de sensibilização ambiental, percebeu-se que existe uma carência de técnicas de educação ambiental no ensino superior. Foi realizada uma oficina com os alunos do primeiro ano de Arquitetura e Urbanismo de uma Instituição de Ensino Superior (IES). Foi aplicada uma Escala de Comportamento Ecológico (ECE) na oficina, que verificou comportamentos como: Limpeza, Ativismo e Consumismo, Economia de Água e Energia, Desejabilidade Social e Reciclagem. Além da ECE, os resultados foram compreendidos através da observação sistemática do comportamento e de relatos verbais dos participantes. Apesar de um encontro não oferecer tempo suficiente para uma mudança eficaz de comportamento, foi possível perceber que os alunos demonstraram comportamentos mais pró-ambientais ao fim da oficina.