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RELAÇÕES RACIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O QUE DIZEM AS PRODUÇÕES DE CONHECIMENTO DO NEAB DA UFPR?

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Este artigo tem como objetivo principal identificar a existência de produções de conhecimento do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (NEAB) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) sobre relações raciais na Educação Infantil, verificando a presença desse tema nas monografias, dissertações, teses e TCCs orientados por professores desse núcleo que se dedicam a esse campo de estudos, e nos cursos e eventos de extensão e especialização ofertados. A pesquisa foi de caráter qualitativo, subsidiada a partir das contribuições de teóricos do campo das relações raciais (DIAS, 2007; TRINIDAD, 2012; BENTO, 2002; GOMES, 2005, entre outros). A obtenção dos dados foi realizada por meio de buscas de informações na internet e por comunicação feita via e-mail e pessoalmente com integrantes do NEAB. As produções de conhecimento encontradas foram analisadas com base na perspectiva do material “Educação Infantil e Práticas Promotoras de Igualdade Racial”, elaborado com apoio do Ministério da Educação. Como resultado desta pesquisa, evidenciou-se, a partir da análise dos trabalhos finais realizados pelos alunos do curso de extensão de 2013 e dos trabalhos de pós-graduação encontrados, que o NEAB se apresenta como agente importante para dar visibilidade às relações raciais na Educação Infantil, incentivando ações voltadas para erradicação do racismo e valorização da diversidade racial nesta etapa, no entanto o núcleo ainda possui muitas conquistas a serem alcançadas em relação ao tratamento da mesma.