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ICONOGRAFIA E REPRESENTAÇÃO FEMININA: A CONSTRUÇÃO DAS MULHERES NEGRAS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA PÓS-LEI 10.639

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Este trabalho pretende iniciar uma reflexão sobre linguagem visual dos livros didáticos de História para o ensino médio após a promulgação da lei 10639, no que se refere à atenuação, à perpetuação ou ao rompimento dos estigmas negativos relacionados às mulheres negras. A investigação procura compreender, fundamentalmente, como os livros didáticos de História exibem as relações de gênero, raça e etnia. A grande questão é averiguar se a inserção das mulheres negras está ligada somente como personagens ilustrativas de um contexto, ou também se houve integração de acordo com seu papel de atuação e sua importância como agente da história, a partir de uma perspectiva de gênero que rompa com os padrões eurocêntricos Este trabalho pretende atuar como um instrumento efetivo para a problematização da existência do racismo e da discriminação contra as mulheres negras nas relações escolares e nos métodos de ensino, que hoje possuem direcionamentos, no plano da ação, capazes de fomentar, a partir da História e da Cultura Africana e Afro-brasileira, a valorização e o reconhecimento desses sujeitos. Esta pesquisa está em andamento no curso de mestrado pelo Programa de Pós Graduação em História da UDESC sob orientação da Profa. Dra. Claudia Mortari.