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O ATENDIMENTO PEDAGÓGICO ÀS CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA EM UNIDADE DE EDUCAÇÃO INFANTIL (UEI) DE BELÉM

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Neste artigo objetiva-se analisar o atendimento pedagógico de crianças com deficiência em uma Unidade de Educação Infantil da rede municipal de ensino de Belém. Os objetivos específicos são: (a) Identificar a formação dos docentes em atuação na UEI X; (b) analisar os apoios pedagógicos dispostos às crianças com deficiência na UEI; (c) descrever as adaptações estabelecidas ou não no processo de Educação Inclusiva de crianças com deficiência na UEI; (d) identificar os desafios que se impõe no processo de educação inclusiva de crianças com deficiência na UEI. A pesquisa se constitui em uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa e um estudo de caso. Os dados foram produzidos por meio de entrevistas semiestruturadas com 03 (três) professoras da UEI. Para análise dos dados foram utilizados alguns instrumentos da análise de conteúdo de Bardin (1977). Entre os resultados destaca-se, em relação a prática pedagógica, que as educadoras tentam inserir todos alunos na dinâmica da aula, por meio da interação e trabalho coletivo, mas não contam com o apoio de uma Sala de Recursos Multifuncionais, para atender as especificidades das crianças com deficiência.