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Formação de Professores em Surdocegueira: socialização de saberes docentes

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O artigo resulta da palestra proferida no Curso de Formação em Atendimento Educacional Especializado no módulo que trata da temática da surdocegueira e deficiência múltipla, na Universidade Federal do Pará, campus Castanhal. Com o objetivo geral de socializar os saberes teóricos e práticos desenvolvidos no Núcleo de Atendimento Pedagógico e Funcional - NAPF, espaço de atendimento aos alunos com surdocegueira e deficiência múltipla sensorial, na UEES Prof. Astério de Campos, localizada na cidade de Belém do Pará. Com base nos aportes teóricos da surdocegueira presentes em Cader-Nascimento (2005, 2006, 2008, 2009, 2010) e Silva (2012), tendo como objeto as práticas pedagógicas mediadas no referido Núcleo. O percurso metodológico planejado para a socialização dos saberes advindo do cotidiano das intervenções realizadas no NAPF constituiu-se da sistematização dos saberes por meio de referenciais teóricos e registros que revelavam as práticas educacionais do NAPF, com o propósito de fomentar discussões e debates em torno da temática em questão, Dos resultados apontamos as discussões que se estabeleceram, nas quais os professores buscavam respostas para entender como poderiam intervir com crianças com surdocegueira nas escolas que não possuíam atendimentos especializados como o do NAPF.