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ENSINO DE FÍSICA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: TENDÊNCIAS DE TESES E DISSERTAÇÕES NO BRASIL

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Essa pesquisa é do tipo “estado do conhecimento” e teve como objetivo traçar um panorama das tendências da produção científica de teses e dissertações defendidas no Brasil e que abordaram a temática do ensino de Física para alunos com deficiência visual. Foi realizado um levantamento na Biblioteca Brasileira de Teses e Dissertações (BTDT) e no Banco de Teses da Capes. Os resultados indicaram que a produção acadêmica de teses e dissertações sobre o assunto em estudo tem se concentrado exclusivamente nas regiões Sul e Sudeste, havendo a predominância de pesquisas isoladas, ou seja, que não se vinculam a linhas/grupos de pesquisa que tratam da temática do ensino de Ciências e inclusão escolar. Com relação ao enfoque temático das pesquisas, este tem recaído sobre a elaboração, implementação e/ou avaliação de materiais didáticos/recursos/metodologias acessíveis aos alunos com deficiência visual, bem como na interface ensino de Física-tecnologias assistivas.