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O ensino de Libras na EJA: reflexão e proposições.

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O objetivo deste artigo é discutir as distintas maneiras de se ministrar Libras em turmas de EJA. Tomamos como referencial teórico os textos de Mello, Moura, Di Pierro, Joia e Ribeiro no que tange a Educação de Jovens e Adultos, Selau, Hammese e Lacerda no que diz respeito à educação inclusiva.
O método de pesquisa foi pesquisa ação, onde e primeiramente utilizamos a pesquisa bibliográfica à qual fomos construindo nossas aulas, ministradas em uma instituição mantida pela iniciativa privada que disponibiliza turmas de EJA de forma gratuita, no município de Inhangapí – PA, tendo como sujeitos os alunos surdos.
Foram ministradas quatro aulas no decorrer de um mês, onde foram trabalhados temas básicos de Libras, o Alfabeto Manual e Saudações. Percebemos, nesse período, a partir da relação entre as leituras iniciais e a realidade da sala de aula, como o uso de jogos pedagógicos influencia no processo de ensino-aprendizagem e como os professores da EJA são carentes destes recursos, concluímos ainda que a superação do obstáculo da comunicação só foi possível graças à colaboração existente entre os alunos ouvintes com a aluna surda