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Mediações pedagógicas com alunos com surdocegueira no Núcleo de Atendimento Pedagógico e Funcional (NAPF) em Belém do Pará

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O artigo em questão contextualiza-se no âmbito da educação de alunos com surdocegueira. Diz respeito às mediações pedagógicas desenvolvidas no Núcleo de Atendimento Pedagógico e Funcional – NAPF, que integra os projetos e programas educacionais de uma Unidade de Ensino Especializada na cidade de Belém do Pará.
Com objetivo geral de analisar as mediações pedagógicas com ênfase nas metodologias das intervenções e a formas de comunicação. Trata-se de um estudo de caso, de cunho qualitativo por meio de uma pesquisa de campo.
Os sujeitos facilitadores do estudo são 04 (quatro) professoras que atuam diretamente com os alunos com surdocegueira no NAPF e como instrumento de produção de dados a aplicação de entrevistas semiestruturadas.
Os resultados revelam as bases teóricas que fundamentam as mediações pedagógicas como algumas ações que se remetem à abordagem educacional de Van Dijk. A forma de comunicação mais utilizada é a Libras adaptada.