28346

AUTISMO, ESCOLA E FAMÍLIA: A PRÁTICA PEDAGÓGICA QUE TRANSFORMA

Favoritar este trabalho

Este artigo tem por objetivo apresentar reflexões sobre a participação da família no desenvolvimento escolar do aluno autista, bem como os métodos utilizados no Atendimento Educacional Especializado (AEE) na cidade de Castanhal (Estado do Pará).
Para este estudo, partimos dos seguintes referenciais teóricos: Ferreira (2005) com conceito de inclusão, Cunha (2012) e Orrú (2011) tratam a respeito da inclusão dos alunos autista, o primeiro autor trabalha com crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem e autismo, a segunda autora faz pesquisa na área da educação inclusiva, foi-se utilizado também legislações que retratam sobre a Educação Especial no AEE (Decreto nº 7.611, de 17 de Novembro de 2011) e a Resolução nº4 de 2 de Outubro de 2009.
A pesquisa foi estruturada nas seguintes etapas: pesquisa bibliográfica, levantamento documental e pesquisa de campo, realizada na Escola Municipal Latif Jatene (município de Castanhal). Analisamos também a relação da professora da turma regular juntamente com a do AEE, onde verificamos uma parceria entre ambas, sendo esta de suma importância para o processo de aprendizagem do aluno autista, como também a participação da família que atua como um suporte para que haja um bom desenvolvimento escolar deste discente. O presente trabalho está vinculado ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).