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Acessibilidade na universidade do Estado do Pará

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O estudo contextualiza-se no âmbito das discussões da inclusão e da acessibilidade das pessoas com deficiência no que diz respeito à acessibilidade arquitetônica, em particular, a acessibilidade em espaços do ensino superior. O problema de estudo: a Universidade do Estado do Pará (UEPA), Campus I do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), possibilita acessibilidade arquitetônica para as pessoas com deficiência de acordo com normas legais de acessibilidade?
O estudo tem como objetivo geral analisar a acessibilidade arquitetônica da UEPA/CCSE com base nos aportes legais atuais que estabelecem esse direito às pessoas com deficiência. E, os objetivos específicos: identificar os espaços da UEPA/ CCSE que apresentam acessibilidade às pessoas com deficiência; apontar os espaços inacessíveis às pessoas com deficiência; e identificar as inadequações de espaços que apresentam parâmetros de acessibilidade. As bases metodológicas se constituem de um estudo exploratório por meio de uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa, com base nos aportes teóricos da legislação brasileira sobre acessibilidade e do desenho universal.
A produção de dados para posteriores análises se constituirão da observação com registros por meio de fotografias dos espaços, que serão selecionadas e tratadas de acordo com os objetivos do estudo. Como resultados parciais as análises revelam que os espaços físicos do Campus I, da UEPA/CSSE, estão fora dos parâmetros de acessibilidade às pessoas com deficiência. O que dificulta a efetivação do processo de educação inclusiva delas.